Defesa civil mantém alerta de chuva
A chuva diminuiu em Santa Catarina, mas a previsão é de tempo instável para o fim de semana. De acordo com a Epagri/Ciram, uma massa de ar frio, que favorece a melhora gradativa nas condições do tempo e o declínio das temperaturas, deve atingir o Estado e provocar rajadas de vento que podem chegar a 60km/h.principalmente nas áreas próximas ao mar. A defesa civil já tem contabilizadas 13 cidades que registraram estragos, e ao menos 15 mil pessoas foram prejudicadas de alguma forma.
Entre a noite de sábado (24) e o domingo (25), o tempo volta a ficar instável com chuva em todas as regiões, devido à presença de áreas de instabilidade associadas à formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de defesa civil, através do 199, telefone de emergência, ou para o Corpo de Bombeiros (193). A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é (48) 3244-0600, (48) 3244-0600 ou 4009-9816.
No caso de alagamentos: a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, a exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone, devido aos raios e relâmpagos.
Em deslizamentos, as pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, e a inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que se saia de casa e que seja acionada a defesa civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Fonte:Epagri


